quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Conceitos da Didática

Alguns conceitos da didática...

Planejamento: este é um conceito que remete a uma ação que está no centro do saber didático. Ele compreende um momento de pesquisa e reflexão onde a ação dos docentes e profissionais podem ser programadas.
Esta ação está presente em toda atividade humana, sendo necessário para planejar se responder algumas perguntas. No caso do professor é cabível as questões: a quem irei ensinar? Como pretendo ensinar? Quais conteúdos passar? Porque passar tais conteúdos? Quando irei ensinar determinado conteúdo? Entre outras questões pertinentes.
Este trabalho de planejar sua ação docente evita várias situações de dificuldades, improvisações excessivas e falta de recurso ao se perceber antes, com o planejamento, o que se tem de recursos disponíveis.
São características dum bom planejamento: ser flexível, ser claro e preciso, ser elaborado em relação às metas traçadas, ser elaborado em função à realidade do local, tempo e recursos disponíveis e ser construído alicerçados nos paradigmas da educação contemporânea.

Eis um fluxograma apresentado na disciplina de Didática da Educação Física compondo as fases da elaboração de um planejamento.


Avaliação: é o processo que envolve a mensuração do quanto se aprendeu, se adquiriu do conhecimento ou se assimilou do que foi ensinado, de maneira tanto qualitativa como quantitativa.
Para se fazer uma boa avaliação é preciso definir o que se quer avaliar, estabeler critérios no processo avaliativo que sejam definidos segundo os objetivos propostos. Não dá pra avaliar um aspecto sendo que ele não foi trabalhado nos conteúdos, assim como não dá pra exigir o resultado de um objetivo proposto se ele não foi buscado.
A avaliação pode ser:
- Diagnóstica: no início das atividades para verificar deficiências nos resultados das aprendizagens anteriores, domínio de pré requisitos, níveis de conhecimento prévio sobre o assunto a ser desenvolvido.
Processual ou formativa: durante o processo de ensino-aprendizarem para obtenção de dados e informações para melhorar o ensino e assegurar o alcance dos objetivos previstos.
- Somativa: ao final da disciplina, a fim de classificar e comparar os resultados alcançados pelos alunos. São exemplos dessa avaliação as provas orais, escritas, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário